segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dia 28 de Junho - Orgulho Gay


Então, aqui vou falar de um assunto bem polêmico, podendo criar uma boa antipatia com alguns leitores, e é importante ressaltar também que esse post é para todos, mas queria dedica-los aos mais jovens, da minha idade mesmo, 16/24 anos, nessa média, principalmente. Mas vamos lá.

Cheguei no trabalho, e como sempre, entrei no Twitter, tudo que se falava era do Ribbon do Orgulho Gay. Não só isso, vários dos meus followers (ainda que vários são gays) já estavam com a bagacinha em seus avatares.

Devo dizer que não sou nenhum tipo de homofóbico (beeeeem longe disso), sou uma pessoa super tolerante com diferenças (é a minha cara ter amigos travestis, que não são bagunça), e respeito a opinião dos outros, e por esse mesmo motivo, decidi contar para vocês o que acho do Orgulho Gay.

Pois bem. O Orgulho Gay é a maior incoerência que eu já vi nesse planeta.

Respeito e admiro os grandes líderes do movimento que arriscaram suas vidas na década de 80 até o finzinho da década de 90, e que, de fato, lutaram por algo. Esses sim tinham toda a razão do mundo para baterem no peito e dizerem que tinham orgulho de ser o que eram (e são ainda), mas por um simples motivo, era tudo que eles tinham. Eles não tinham apoio do governo, eles não tinham apoio das forças armadas, das religiões, dos amigos e principalmente, dos pais. Era uma única característica que unia aquelas pessoas, sua sexualidade. Tudo que eles tinham era o amor pela vida, era a frustação de serem felizes com algo que era condenável, era o ORGULHO de serem quem eram, no matter what.

E foi esse mesmo orgulho que gerou o movimento, e fez com que a sociedade engolisse, não importa quem fosse que se colocasse contra. Assistam Milk, da pra ter uma boa idéia do que estou falando.

Agora, na nossa atualizade isso é completamente bullshit.
NUNCA na minha vida pisei em uma Parada Gay, sou completamente contra. Primeiro, nunca fez sentido para mim, um bando de gente GRITANDO (e sambando) pela IGUALDADE. Mas na minha concepção, se você é igual a todos, porque você une uma minoria (bem diferente por sinal) para lutar pelos direitos?

Na boa, se quer lutar pelos seus direitos, lute da mesma forma que qualquer outra pessoa. Ainda mais agora que a sociedade é muito mais tolerante e as coisas são mais fáceis (apesar de ainda difíceis). A Parada Gay é um carnaval, sem começo nem fim, nem objetivo algum. No entanto, a mídia adora fazer um senso do ridículo, porque gay na TV não é levado a sério, nem quando são casais fofinhos nas novelas do Manoel Carlos.

E de fato, é dificil dar credibilidade para varios caras de sunga, bezuntado no óleo lutando por uma causa. Tudo bem que a cultura GLBT é incrível, linda, divertida e repleta de história, mas não é vestido de Madonna num salto 15, ao lado de homens nús que você vai conseguir o direito de ser pai. E sim, é isso que é visto pela sociedade, porque é o que faz audiência.

Ninguem está dizendo que você não pode se vestir de Madonna, você PODE, mas lute com postura, não sambando "I Will Survive", nem o você, nem os heteros, nem Papa tem credibilidade com essa atitude.

Agora, você querido amigo meu que se diz orgulhoso. Me diz, orgulho de que? De transar com a pessoa do mesmo sexo? E o que faz isso você melhor, diferente ou qualquer outra coisa? Me de uma razão racional para se ter orgulho de ser algo que não te faz nem pior, nem melhor do que ninguem.

Eu aprendi que orgulho você deve ter de coisas que você conquista, de méritos dos seus esforços e dos esforços dos outros, de quem você gosta, agora, não sabia que se tinha orgulho pelo ato sexual seu com a pessoa que você transa. Pra mim, quem ter orgulho disso, é pitboy sem cérebro em que quantidade de mulher é critério de virilidade.

E não me venham dizer que gritar pelo Orgulho Gay é muito mais complexo que isso não. Porque provavelmente tudo que nós, jovens do século 21 fizemos foi... nada.

E de fato, não precisamos gritar pelo orgulho. Individualmente, uma atitude que cada impõe (com respeito e justiça) perante a sociedade já faz uma grande diferença. Sair do armário já é um GRANDE passo para que a sociedade se torne mais tolerante. O que devia ser feito em grupo, já foi feito. E as autoridades sabem da existências dos gays, lésbicas, transgêneros, crossdressers e "várias vezes eles".

Posso estar falando muita besteira, mas realmente é o que eu acredito. Nossa função agora e colocar pessoas a favor da comunidade GLBT no poder, lutar pela adoção de seus filhos, e manifestos realmente coerêntes e sérios. Agora, berrar "Sou orgulhoso de ser gay" para mim soa apenas como uma adolescente rebelde querendo chamar a atenção.

A efetividade a favor dos homossexuais não vai se conquistar mais assim. Isso, já passou.

E lembre-se, todas vezes que você grita que tem orgulho de ser gay, você incentiva cada vez mais as pessoas se referiram a você dessa forma. "Aiiiin, adoooro meus amigos GAYS", "Nossas, os gays são tãããooo educados". =P Mesmo porque educação vem com a sua sexualidade e não com seus pais e sua escola. BULLSHIT!

O que mais falta, cota para viados e botinas?

Tipo, WTF?!?!?!? Ser gay agora virou critério pra te qualificar em alguma coisa?

Enfim, só queria deixar claro o que penso sobre isso, quem sabe acho pessoas que pensam da mesma maneira que eu, assim como, sei que posso perder leitores e seguidores por causa desse texto, mas de fato acho que nós, (dos 16/24 anos) estamos vivendo momentos muito tranquilos, graças as lutas que fizeram pela causa e por uma "reciclagem" de geração.

Vamos se orgulhar de outras coisas?

Acho que os gays devem ter orgulho de conquistarem seu espaço como familia, e adotarem seus filhos, e criarem futuros grandes homens e mulheres. Isso sim é motivo de orgulho.

Estamos em outra fase minha gente, no fundo, os homossexuais já são aceitos (comparado ao que já sofreram), hoje homos e heteros se unem por afinidade, e normalmente, pelos amigos, os gays já são aceitos e convivem bem com isso (família é outra história que não entra aqui por questões de individualidades).

Agora é a hora de conquistar os direitos de uma forma séria, rebeldia já foi o suficiente e já nos colocou em um patamar mais "maduro" os gays cresceram, e tá na hora de falarmos sério, e não acredito que gritar "Porque tenho orgulho de ser o que sou" vai convencer que você será um bom pai ou que deve receber os bens do seu marido caso ele vier a falecer. Está na hora de gritar outra coisa.

Comentem com o que vocês acham, acho bacana trocarmos ideias.
E obrigado para quem leu e se interessou até o final.

11 comentários:

Renato Gomes disse...

Na vida nunca temos a razão absoluta ,isto é fato.Mas neste caso tenho que concordar com você ,Vitor.Hoje ser diferente virou moda, e muitas pessoas gays querem ser respeitas sem se quer se respeitarem.E parada gay virou ou é carnaval para a comunidade glbt.Mas temos que falar mesmo para as pessoas acordarem.

Daniel Pellegrino disse...

Muito bom o texto. Concordo com tudo. Eu sou gay e penso da mesma forma, nunca fui na parada gay e sempre achei ela sem propósito.

Brunno Froes disse...

Parabéns pelo texto. Exatamento o que acho. Nunca conquistaremos de verdade nenhum direito lutando de sunga e óleo. Afinal de contas, dificil conquistar algum direito quando o estereótipo do Gay ainda é a promiscuidade.
Não sei como as pessoas ainda não perceberam isto. Respeito se conquista quando a gente se respeita em primeiro lugar.
O povo acha que a sociedade só vai aceitar o homossexual quando pudermos nos agarrar em praça publica, fazer sexo ao ar livre, coisas assim. Mas, desde quando, é respeitoso quando um hétero faz isso? Não acho legal quando tem gente se agarrando do meu lado, no meio de todo mundo, seja este alguém homo ou hétero.

Mais uma vez, parabéns pelo texto!

Gabriel disse...

Como eu disse pelo twitter, vc ganhou pontos cmg pela opinião, eu penso exatamente igual, já ate falei sobre isso no twt,enfim... nao que isso importe pra vc, mas é bom pra que vc saiba q n está sozinho.
Tem pessoas que colocam o fato de ser gay como centro de seu universo. Primeiro eles são gays, depois são trabalhadores, amigos e etc. Eu sou profissional, filho, educado, amigo.... e por ai vai, até chegar na minha sexualidade, (gay) isso é apenas mais um dos traços da minha personalidade, nada além disso, MINHA VIDA NÃO É SER GAY, eu sou o Gabriel e ponto. Tbm nao tenho orgulho de ser gay, tenho orgulho por ser aceito na sociedade, tenho orgulho pelos que me deram esse direito. Tenho orgulho por ter achado um companheiro legal, que me faz bem, orgulho de ser tão querido entre os amigos, orgulho de viver em paz com a minha família, orgulho de ser bem visto no trabalho, ISSO SIM, de resto, sou como qualquer outro, como vc disse, nem melhor, nem pior.

Juliana de Souza Carvalho disse...

Parabéns pelo texto...esse é um assunto bem delicado a ser dito.
Acho que você tem toda a razão quanto a questão de orgulho gay. Hoje é dia entre os jovens está cada vez mais comum se assumir gay, e de fato que eles não tem maturidade o suficiente e são facilmente influenciados pela mídia,colegas etc.
Acho que um garoto de 15 anos não dificilmente tem certeza de algo em sua ideologia na vida, a adolescência é o período dos conflitos e descobertas, e o fato de ser gay estar tão digamos "na moda" só confunde mais a cabeça de alguém que está formando uma personalidade.

Rafael disse...

concordo com praticamente tudo no texto. parabéns por ter conseguido colocar em palavras mtas coisas que eu já pensei.

só discordo no ponto em que vc diz que, "no fundo, os homossexuais já são aceitos". isso depende muito da região e do grupo de pessoas de quem se esteja falando. não podemos ignorar que em alguns países ser gay ainda é crime, com direito a pena de morte(e isso não é algo velho que está mudando, uganda por exemplo está querendo criminalizar o homossexualismo agora, com pena de morte), e que mesmo no brasil(principalmente no nordeste) ou nos estados unidos ainda há um grande índice de criminalidade homofóbica.

mas obviamente, como vc bem disse, não é sambando "i will survive" que ninguém vai resolver isso.

disse...

Bom, gostei do texto e concordo em parte... Assim como o Movimento de Conscientização da Raça Negra, não tem mais motivos para lutar, afinal já passou, já acabou, já foi... É um assunto que me cansa, porque? Porque não me afeta. Eu não sou negra, eu não sofro preconceito. Claro que tem individualidades, como você mesma disse, pessoas que se acham melhores que as outras, por causa do tom de pele.
Mas quando paro para pensar, esse movimento, é para lembrar e homenagear aqueles que lutaram pela causa, lutaram para fazer o mundo perceber a burrada que estavam cometendo.
E penso que a Parada da Diversidade é a mesma coisa, uma comemoração, uma homenagem.

Claro que concordo que homens nus desfilando, não faz sentido algum, e não serão levados a sério, mas não vejo o porque ser tão radical, de não comemorar, não festejar, não dançar e homenagear aqueles que um dia sofreram para fazer o mundo perceber que não há nada de errado em ser gay.

Thiago disse...

Concordo, Vitor, que a parada gay virou um "oba-oba", uma festa em que nem um centésimo das pessoas está lá pelo propósito original de defender a causa gay.
Mas discordo completamente quando você diz que não se deve ter orgulho de ser gay, porque somos todos iguais. Sim, somos todos iguais, nós sabemos disso, mas a sociedade não pensa assim. Alguns núcleos podem aceitar os gays como iguais, mas a gigantesca maioria de nossa sociedade é sim preconceituosa em relação a gays, e basta vermos a dificuldade que existe em se aprovar qualquer lei a favor dos direitos gays no Brasil.
Então, qualquer pessoa que dá a cara pra bater e se assume gay na sociedade machista em que vivemos deve sim ter muito orgulho de si.
Abraço!

Gabriel disse...

acho que, basicamente, ter orgulho de ser gay é apenas "não ter vergonha" de ser. gostei do texto. escrevi um sobre a mesma coisa tem 2 anos. leia se interessar: http://brave-new-word.blogspot.com/2008/07/com-vergonha-do-orgulho.html

abraço ;)

H E N R Y disse...

Tenho 26 anos sou gay assumido para minha famila e sociedade, sou empresario no segmento de restaurantes, nao tenho vergonha de ser gay, tenho vergonha dos gay que escandalisao a opçao de ser gay, concordo com o texto, acho o texto coerente sim, mesmo que alguns nao achem, mais eu particularmente gosto de manter a discriçao, de ser eu, homem, sem paetes ou purpurinas, acho que pra ser homosexual nao precisa tentar ser uma mulher ou parecer com uma, acho que devemos ser nós mesmos, com carater, respeito, humildade e trabalho. é o que acho!

Anônimo disse...

descobri o teu blog, pelo do Caio, e vi agora este texto. Gostei muito do que li, e tens uma opinião muito bem formada. aqui em portugal, o gay-pride não é tão exagerado como no brasil (aliás, a marcha gay brasileira, qd acontece, até é notícia cá, por ser um fenómeno tão grande) mas como disseste, é notícia pelo ridículo, não pela consciencialização seja do que for. aliás, esse tipo de iniciativas julgo que aumentam a distância entre as pessoas, porque o preconceito ainda existe (só já não é "de bom tom" assumir que se é preconceituoso nos dias de hoje) e os esteriótipos ganham maior dimensão, mesmo tendo sido legalizado recentemente o casamento gay..


um abraço,
J.