O caso é que falo das câmeras reflex, usadas por profissionais ou amantes da fotografia. Essas, que possuem uma qualidade inquestionavelmente superior na captura de imagens estáticas, só ganharam a primeira versão com a função de captura de vídeo em 2008. Hoje elas já trabalham para filmes publicitários exibidos em horário nobre e até para sets de filmagem de Hollywood.
Esses equipamentos são bem mais baratos e compactos que as filmadoras profissionais tradicionais. Isso significa filmes mais baratos além da possibilidade de democratização da produção audiovisual, especialmente se pensarmos em vídeos em alta definição para web.
Os mais recomendáveis são os equipamentos realmente profissionais, de estúdio, chamados full-frame. Mas se o orçamento não permitir, pode-se pensar em câmeras como a Canon T1i ou a Nikon D90, que já podem ser encontradas no Brasil, com uma lente objetiva básica, custando algo na casa dos dois mil reais.
Alguns ainda reclamam que os vídeos podem comprometer um pouco a captura se a câmera estiver, por exemplo, em movimento. Tente isso na sua câmera digital ou celular pra entender melhor: a tendência é que ocorra um certo "atraso" na imagem quando você movimenta o gadget. Isso tudo ainda é novidade, tem muita coisa por vir, muita tecnologia a ser refinada. Mas se já podemos conferir, por exemplo, um curta filmado totalmente com o iPhone 4, imagine o "estrago" que um pouco de criatividade e uma câmera reflex com vídeo em alta definição não podem fazer.
Veja mais sobre o assunto no artigo da Luiza Dalmazo (será que é minha prima!?) no Portal EXAME.
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