segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Deliver Me To Hell

Esse post, é principalmente, para os amantes da cultura Suvivor Horror, seja dos games, seja dos filmes. Para quem não sabe a categoria Suvivor Horror são os tradicionais Resident Evil, Madrugada dos Mortos, Bruxa de Blair, Silent Hill, Fatal Frame, ou, qualquer outra coisa que envolva sua vida em risco, ameaçada por coisas que não existem (monstros, zombies, espiritos, demônios), e, em que toda a história, o único objetivo é sobreviver.

O maior sucesso dessas séries, principalmente nos games, é o fato de que todo o roteiro é baseado em escolhas. Fica mais legal ainda, quando as escolhas são feitas por você. Quem nunca ficou com o coração desparado quando chegava os momentos decisíveis do Resident Evil 3 ?!


Juro, quando eu joguei pela primeira vez RE3, eu devia ter meus 12 anos, e de fato, esses momentos do jogo me botavam em crise existencial. Acho que meu primeiro momento de frustração relacionado a escolhas da vida foi com esse jogo, por mais que quem se f+*¶^=) na história fosse a Jill (personagem que você controla) e fosse apenas um jogo.

MAAAAAAS, aproveitando essa ideia, cada vez mais surgem esses esquemas de "interatividade" com os roteiros de jogos e cinema. Já vimos aqui no blog, o post sobre o filme Last Call, que durante o filme (dentro da sala de cinema), os telespectadores recebem ligações em que devem decidir o que o protagonista do filme deve fazer, enquanto ele tá rolando na telona. Confira o post aqui.

Não é novidade que o Youtube já está nesse mundo interativo. Já existem inúmeras ações que envolvem o telespectador e suas escolhas para interagir com o vídeo. Uma delas (e bem conhecida) é  um jogo da Lady Gaga, em que durante o vídeo acontece um quiz, se acerta, você vai para o próximo quiz e continua a brincadeira.

Dessa vez, fizeram um curta metragem chamado Deliver me To Hell, em que o objetivo é fazer com que Steve entregue a pizza de seu cliente, em uma cidade infestada de zumbis. E, é claro, é você que toma as decisões dele.


E por aí vai, a cada escolha que você faz, você é encaminhado para a continuação da história. É muito legal, você fica super curioso para descobrir o que aconteceria se fizesse outras escolhas, e acaba revendo todo o thriller.

Agora, chega de blá blá blá, e vamos ao que interessa ;) Deliver me to Hell!

Nenhum comentário: