terça-feira, 31 de agosto de 2010

Era Uma Vez - Gueixas


Ia chamar esse post de "Memórias de uma Gueixa" só que achei que seria muito espertinho da minha parte. Mas enfim, vamos ao que interessa. Eu sou uma pessoa apaixonada pela cultura oriental, tanto que meu sonho de fazer minha lua de mel no Japão já é popular (e aloprado) entre meus amigos. Não vou dizer que sou um expert na cultura deles (longe disso, beeeeem longe disso), mas sempre que aparece algo na minha frente sobre, eu leio com maior prazer e fico mega entusiasmado. Ou incomodado, como no caso de agora.

Parece que um dos ícones culturais do Japão, a gueixa, vem passando por crises, desde a quebra da ecônomia nipônica. Mas antes, vamos contar um pouquinho mais sobre esse ícone tão venerado. Para abrir a história, vamos ver um vídeo com essas mulheres se maquiando e se vestindo:



 As gueixas são mulheres treinadas com ensinamentos milenares japoneses. São técnicas de canção, sensualidade e dança que fazem dessas mulheres especiais e únicas. Além disso, existe vestimentas e maquiagens próprias para a prática dessa tarefa.

Ao contrário do que se pensa, as geixas em sua origem e essencia não são prostitutas orientais. Existe uma grande confusão dessa identidade até dentro do próprio Japão. É muito pelo contrário, elas não são prostitutas e é justamente aí que se encontra todo o encanto. Com o charme e a sedução dessas mulheres cuidadosamente treinadas, elas servem seu homem com toda a atenção, delicadeza e perfeição merecida, mas, não trabalham com sexo. Esse ícone oriental existe a milhares de anos e caminha com a história do país desde sempre. Mas, no mundo moderno, as artistas tem sido ameaçadas pela crise ecônomica.

Nesse breve documentário de Matthew Allard, conferimos mais alguns detalhes sobre isso.



Quanto mais bem treinada e serviço feito com excelência, mais o cliente está disponível a pagar. E com isso, a atividade dessa sociedade chegava a preços altos. Ter uma Gueixa realizando um serviço para você significa status e é para poucos. Mas, com a crise que a ecônomia do Japão está passando, essa atividade tem sido atingida drásticamente, fazendo com que, ser uma Gueixa não é mais uma opção interessante como meio de vida.

A comunidade de Gueixas reduziu drásticamente. Antes da crise o número chegava a 80.000 gueixas, durante (e após) a crise o número chegou para menos de 1.000 mulheres. Antes, o que era um ícone de reverência e riqueza cultural, agora é uma apenas um signo de status.

É, acho que tudo relacionado a cultura de um país deve ser preservado (ÓBVIO que estou ignorando certas culturas que beiram o desrespeito e a crueldade, mas não é o caso agora). Não importa o preço que se custa para manter isso, é uma tristeza que uma crise ecônomica abale dramaticamente na cultura do país, mas de fato, o que um dia foi parte do Japão, difícilmente será apagado. Acredito que a preservação da cultura acaba sendo quase genêtica, e nós, humanos, carregamos isso em diante.

Hoje o post foi super intelecto hein, o que acharam?!

Um comentário:

Iris disse...

Incrível!
simplesmente incrível ...
As gueixas realmente são muito interessantes e eu gradeço por enriquecer meu conhecimento em mais uma área!

Abraços.