Na quinta-feira passada foi Saint Patrick’s Day, comemorado anualmente no dia 17 de março aqui na Irlanda e em vários outros países onde existam irlandeses. A festa comemora a história do padroeiro da Irlanda e é um dos feriados mais importantes do país, sendo um dos mais festivos.
As ruas de Dublin estavam fechadas para carros e entupidas de gente vestindo verde, todas muito animadas. A Parada rolou bem mais que uma hora (me lembrou um pouco a Parada Gay de São Paulo). O desfiles de fantasias e performances foram incríveis e contaram muito da história da Irlanda: desde a fanfarra do Exército Irlandês, a Brigada de Incendio e a Garda - todos lindos.
Como bons brasileiros que somos, é claro que teve batucada brazuca: dois caras apareceram do nada com tabores no meio do bairro Temple Bar e em três segundos as ruas estavam tomadas por brasileiros cantando desde “Água Mineral”, “Quero Chiclete, Oba” e até pelo Hino do Timão.
Embora você consiga ver ai na foto muita gente verde, a cor original de Saint Patrick era azul, e só foi posteriormente utilizada o verde pelo simbolismo do trevo (planta utilizada para explicar a Santíssima Trindade aos pagões) e pela ausência do azul na bandeira Irlandesa.
O engraçado disso tudo é que embora seja uma festa linda, animada e muito particular deste país, a verdadeira história do São Patrício não é tão bonita quanto parece, e mesmo assim todo mundo está lá, comemorando.
Segundo a lenda, São Patrício foi responsável por “expulsar as cobras” da Irlanda. Mas cobras e serpentes seria uma imagem simbólica aos pagões.
Na verdade, ele foi um dos grandes perseguidores religiosos do início do cristianismo: “Patrício é retratado como um bispo fanático, preconceituoso contra outras religiões e politicamente ambicioso, procurando, sempre que possível, passar por cima da autoridade do próprio rei”.
Pra quem quiser saber um pouco mais do Patrício, tem esse vídeo (em inglês) muito bom:
De qualquer forma, embora exista uma face macabra por trás dessa história, o dia foi muito engraçado, muito bacana e muito contente. Muito estrangeiro junto, muita gente bonita, e claro, litros de cerveja.
E pra quem quer saber mais sobre o cara, tem aqui e aqui. Aqui também tem sobre o dia, e aqui também. E claro, o grande Google aqui. Informação é que não falta ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário