quarta-feira, 30 de março de 2011

Wingsuit, pra quem quer voar de verdade

Pra quem não ficou satisfeito com pulos de paraquedas, o wingsuit é uma categoria de salto que pode fazer muitos sairem voando por aí, literalmente.


O wingsuit é um macacão de paraquedismo com "asas" (como o nome mesmo diz) que permitem com que o sujeito plane no ar. Sim, se você achou semelhante aos esquilos-voadores vocês tem razão, qualquer semelhança não é mera coicidência já que ambos partem dos mesmos princípios. Oficialmente, esse tipo de macacão entrou no mercado em 1998, elaborado pelo francês Patrick De Gayardon.

#oun
No entanto, não foi só criar um macacão e sair saltando por aí. O primeiro modelo foi constatado em 1930, e ele surgiu da necessidade dos "homens pássaros" (paraquedistas da época) terem maior controle de direção enquanto estivessem em queda livre. Dessa data até 1961 foram feitas 75 tentativas de vôos com modelos de wingsuit, sendo que dessas 75, 73 resultaram na morte de quem as testava. Uma diferença relevante do macacão dessa época era que as abas da vestimenta eram bem mais rígidas das atuais (algumas chegavam a serem feitas de madeira - OUCH).

Um dos primeiros modelos de wingsuit.
Quando olho pra essa foto consigo imaginar a asa virando do avesso
nos primeiros 3 segundos de salto.

No entanto galera, esse esporte chama muito atenção. QUALQUER vídeo que você encontrar na internet de saltos com wingsuit são impressionantes. A sensação de estar voando é muito real, além de que muitas vezes, em lugares muito montanhosos, os "saltadores" chegam a planar muito próximos dos topos de montanhas mais baixas entre as mais altas, antes de entrarem no estado de pouso (que é nada menos que o tradicional paraquedas). Separei um vídeo para vocês verem do que se trata, dá pra sentir o vento batendo na cara:


Pra quem quiser saber tudo detalhadinho, só entrar aqui.
E você, se arrisca nessa?

Nenhum comentário: