Se você é uma daquelas pessoas que até gosta de música clássica, mas como não entende muito acaba sem paciência pra escutar, acabaram-se os seus problemas!!! Nesse vídeo você escuta a 5ª sinfonia de Beethoven comentada como se fosse um jogo de futebol americano. É muito divertido e eu mesma nunca havia analisado uma música assim.
Apesar de ser um vídeo dirigido a leigos, alguns termos podem não ser compreendidos. Então aqui vai uma explicação rápida deles:
Cadência – Frases melódicas, sequência de notas que transmitem uma idéia, no caso suspense.
Tema – Linha melódica ou rítmica que se repete várias vezes na música.
Motivo – Menor fragmento que o compositor usa para construir uma idéia. Tem geralmente um ritmo marcante e pode ser usado para construir um tema.
Modulação – Mudança de tom feita durante a música.
Fuga – Movimento onde as melodias se contrapõem, se perseguem ou se desencontram. Conclusão: Movimento do "COOOOORRE NEGAAAAADA!"(Hermanoteu).
Naipe – Classificação dos instrumentos por timbre
- Cordas – A negada que toca com a vara na mão = Violino, Viola, Cello e Contrabaixo
- Madeiras – A negada que gosta de assoprar = Clarinete, Oboé, Flauta, Flautim, Fagote entre outros
- Metais – A negada que gosta de colocar a boca no trombone = Trompas, Trompetes, Tubas e Trombone
- Percussão – A negada do Olodum = Xilofone, Sinos, Bombo, Gongo entre outros
Spalla – Chefe de cada naipe. O do violino é o mais importante, responsável pela afinação da orquestra, é também o mais próximo do Maestro, uma espécie de subordinado.
Barra Dupla – Sinal da partitura que indica o final da música e/ou movimento
Tutti – Palavra em italiano que significa “Todos”.
Agora sim! Apreciem com moderação.
5 comentários:
Hahaha adorei! no começo achei q ele ia criticar a orquestra e depois percebi que ele tava criticando tudo, como se fosse uma música nova, uma orquestra nova, como um jogo mesmo, MUITO MUITO BOM! eu ri demais.
Também concordo. Muito boa e original forma de fazer apreciar a música clássica por quem ainda não a entende.
Ótimo!!
Excelente post, Paty ^^. Ótima maneira pra tirar o Monstro da música clássica da cabeça das pessoas. Chega desse elitismo burro, de que música erudita é só pra europeus, ricos de olhos azuis. Os maiores gênios da música não eram ricos; Mozart foi enterrado como indigente. Lugar de música boa, é no meio do povo, e é feita para o povo. Parabéns pelos posts, são bem sofisticados e ao mesmo tempo descolados,^^. Beijos Brahmsinianos...rs ;)
Dario Rodrigues Silva
De verdade, achei genial.
Eu curto música clássica, mas como amadora. Mesmo o vídeo sendo mais lúdico (ri pra caralhas) entendi bem legal como funciona.
Oie...
Estou super atras deste livro: "Musica Classica para Dummies" e não consigo achar pra comprar de MANEIRA NENHUMA... Onde vc encontrou o seu?!... rsrsr
Tudo de bom...
Vanessa
Postar um comentário