As redes sociais: ajudando o mundo a ficar cada vez mais triste
Todo mundo se beneficia das facilidades sociais da internet. Fica mais fácil de fazer amigos, é possível manter contato com quem está longe e você fica sabendo como estão as pessoas que você gosta. Sejamos sinceros: dificilmente você iria lembrar do aniversário de todo mundo se não fossem os alertas vindos do Facebook, Orkut, Hi5, ou qualquer rede social que você tenha.
Mesmo assim, a situação está cada vez mais preocupante. As redes sociais podem causar depressão. É isso o que diz o estudo O Impacto do Uso das Redes Sociais em Crianças, Adolescentes e nas Famílias, pela Academia Americana de Pediatria - as redes sociais estão substituindo os encontros dessa geração por interações virtuais.
No fundo de tudo está a noção de que essas redes podem tanto enriquecer a vida dos adolescentes, quanto prejudicar sua saúde mental e física. A chamada ‘Depressão Facebook’ pode acontecer principalmente em adolescentes que ficam grudado no computador várias horas por dias e pode desencadear atos de cyberbullyng, ansiedade social e isolamento severo.
Segundo o pediatra Gwenn O'Keeffe, a depressão pode ser desencadeada no mundo virtual com a necessidade de publicar fotos ou atualizar status, demonstrando quase sempre felicidade ou boa disposição [+] . Outros especialistas apontam que um dos motivos seria a imaturidade dos jovens em perceber que a maioria das pessoas só postam na rede o que é positivo. Assim passam a comparar a vida dos amigos “felizes” e percebem que não possuem o mesmo estilo de vida.
Outro motivo, seria o desejo constante de ser aceito no mundo virtual e o isolamento social na vida real: “a falta de conexão online amplifica o que acontece na vida desses jovens no mundo offline" diz O'Keeffe. Então é bom ficar de olho em quanto tempo você passa conectado para saber mais sobre a vida dos seus amigos. Desliga o PC e vá na casa de algum amigo! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário