sábado, 30 de abril de 2011

Gaita de Vidro X Harpa de Vidro

Semana passada a Osesp Itinerante passou pelo Vale do Paraiba e eu tive a oportunidade de participar do curso de Apreciação Musical e da Oficina de Cordas por ela oferecida.

No curso de Apreciação Musical, o instrutor Leandro de Oliveira nos proporcionou o deleite de 9 horas de pura arte. Durante o curso ele nos apresentou um instrumento muito antigo e pouquíssimo usado, a gaita de vidro. Quando escutamos uma obra composta para esse instrumento – que era geralmente tocado em circos, tamanha era sua excentricidade – lembrei de um canal que acompanho no youtube, o Roberttiso.

Esse italiano toca o que ele chama de Harpa de Vidro, são varias taças de cristal perfeitamente afinadas. Nos vídeos, executa musicas de Tchaikovisky, Bach, Vivaldi entre outros. O som produzido é muito semelhante ao da gaita de vidro.

Para que possam comparar, mostro a vocês o Concerto para gaita (harmônica) de vidro composto pelo gênio Wolfgang Amadeus Mozart. Já na harpa de vidro, Robert Tiso executa uma obra de Tchaikovisky, a famosa Dança das Fadas Açucaradas.

Concerto para Gaita de Vidro, k617 – Mozart

Dança das Fadas Açucaradas - Tchaikovisky

Não acharam o som muito semelhante?

Agora um fato curioso, poucos são os musico que tocam esse instrumento tão raro (gaita de vidro). Não se sabe ao certo se por causa de sua excentricidade ou se pelo fato de que todos os instrumentistas que a tocavam terem ficado loucos. Parece que a freqüência de som produzido por ela não fazia muito bem à sanidade das pessoas. Portanto, muita moderação ao se deleitar com os vídeos do Robert Tiso. LOL

Brincadeiras de lado, o som da harpa de vidro é bem menos estridente e mais suave aos ouvidos do que o da gaita de vidro. Diria até que é uma evolução do instrumento. Se alguém souber mais alguma coisa sobre o instrumento por favor deixe um comentário e compartilhe conosco.

Isso é tudo, pessoal!

2 comentários:

Caru disse...

Sinceramente, gênio nenhum é normal... todos têm suas excentricidades e maluquices... Então que toquemos a gaita de vidro e cheguemos próximo à genialidade através da loucura... pq é lindíssimo!

Anônimo disse...

Concordo com a Caru... O instrumento é lindo mesmo, o som é etéreo. Adorei conhecer ambos os instrumentos. Parabéns de novo, Paty ;)